
Toxina Botulínica
A toxina botulínica – ou “proteína botulínica” –, bastante conhecida pela sua aplicação nos tratamentos médicos estéticos é uma neurotoxina de origem bacteriana cuja administração é extremamente segura, se respeitados as suas indicações e protocolos. Atualmente, ela é amplamente empregada na odontologia, no tratamento das disfunções temporo-mandibulares (DTM).
O Botox vem sendo amplamente utilizado na odontologia no tratamento de bruxismo. Porém este produto junto com os preenchedores (ácido hialuronico) tem sido utilizado na odontologia para melhorar a estética facial de pacientes reabilitados com próteses totais, protocolos sobre implantes e até facetas/lentes de contato. Pois o cirurgião dentista credenciado nesta técnica terá o preparo adequado para corrigir desarmonias faciais, com a finalidade de melhorar o sorriso e estética facial do paciente.
Um exemplo clássico da utilização do botox em odontologia é a aplicação do botox no musculo levantador do lábio, diminuindo a ação do musculo e consequentemente diminuindo a aparição da gengiva no sorriso. Sendo esta técnica muito menos invasiva no tratamento do sorriso gengival do que a cirurgia plástica gengival. Porém é importante ressaltar que o botox será eliminado em 6 a 8 meses e o ácido hialuronico em um ano, sendo necessária a repetição dos procedimentos ao longo da vida, por não se tratar de um procedimento permanente.

